10/03/2009

Mediterra2009 a dois dias!


O conhecimento relativo à arquitectura de terra tem explorado diferentes formas de expansão nos tempos que correm. Conferências, seminários e workshops dedicados a este tema multiplicam-se pelos mais variados pontos do globo e representam a prova, não só do crescente número de especialistas no assunto, mas também dos interessados em adquirir o saber partilhado nestes eventos.
David Easton lembra-nos no seu livro, The Rammed Earth House, que o fascínio pelo material terra e a busca pelo seu revivalismo, não constituem acontecimentos isolados, já que também por volta de 1840 e 1930 se observaram ondas de interesse na reaplicação das técnicas de construção com terra. A diferença reside agora nas condições e ferramentas disponíveis para a difusão do conhecimento. O regresso da terra (que na verdade nunca partiu) veio para ficar.
A dois dias de partir para Cagliari, constato que também eu farei parte desta massa de pessoas empenhadas em estender o seu conhecimento da “ciência” da construção em terra crua.
A Mediterra2009 apresenta-se aos participantes com um programa diverso, contemplando especialistas das mais distintas origens e nacionalidades, entre os quais, como não poderia deixar de ser, também se encontram nomes portugueses.
Viajo munida de cadernos e lápis em punho, preparada para registar notas, pensamentos e desenhos, convicta que voltarei ao Reino Unido com a certeza que o saber não ocupa lugar.
Aos colegas que vão estar por lá, aqui fica um até breve!

3 comments:

Taipa said...

Boa viagem até à Sardenha!! Desejo-te a ti e a todos os participantes um bom evento, estou certo que vai valer bem a pena. Resta-me ficar por cá a roer-me de inveja e desejoso de noticias sobre o que por lá se passa.

Anonymous said...

Olá Célia
Sou teu conterrâneo do Berço.
Desde há 1 ano que estou envolvido num projecto de arq. com o Arq. José Alberto Alegria, que é um defensor da arq. tradicional de adobe, e tijolo de terra.
Eu só me ocupo dos espaços exteriores.
Quando passares em Albufeira e quiseres conhecer este projecto dá um hello.
Cumprimentos
Rui Pinto

Taipa said...

Olá Célia,
Que bom que gostaste do MEDITERRA, foi um encontro cheio de diversidade, com uma presença forte dos italianos... o que é que achaste da apresentação do Hugo Houben? É uma referência importante que gostaria de ter visto... e eu apareci?!! Deve ter sido no curso de Taliscas!! O Miguel Rocha e a Maria Fernandes foram fantásticos.
Dava para ver o meu sorriso de puto completamente feliz a pisar taipa??
Acredita, se a felicidade são momentos, ali fui feliz!! Aguardamos novidades no roof.