21/01/2009

Andamento da tese

Hobo: data logger - Uma ferramenta fundamental para registar e guardar temperatura e humidade de um espaço

Como já referi em posts anteriores, encontro-me a desenvolver uma tese relacionada com a arquitectura de terra contemporânea portuguesa para o MSc.
Embora, para já, esteja sobretudo dedicada à investigação para assimilar totalmente a temática, iniciei ontem a análise de alguns dos registos de temperatura e humidade que trouxe dos meus case studies em Dezembro.
Ora, comecei por construir o gráfico com as temperaturas exteriores e interiores do período de tempo em que deixei o equipamento (hobo) num dos case studies. Quase por senso comum já sabemos que o comportamento dos edifícios de terra vai ser bom, isto é, de alguma forma vai proteger o interior das condições exteriores. No entanto, quando podemos ver isso acontecer na realidade com base em medições reais é fabuloso!
Posso dizer que o "objecto de estudo" em questão não tinha aquecimento a funcionar, apesar de o ocupante admitir acender por vezes a salamandra em dias mais rigorosos.
O hobo esteve a funcionar das 14:40 até às 18:00h, infelizmente não o deixei mais tempo, pois caso o tivesse feito o que se começou a registar por volta das 17 seria ainda mais notório.
A linha da temperatura exterior esteve sempre ligeiramente abaixo da temperatura interior. A partir das 17h a temp. exterior começou a desenhar um movimento descendente enquanto que a interior começou a fazer exactamente o oposto. No momento em que a temperatura exterior descia, a interior subia, o que iria garantir uma temperatura confortável no fim da tarde, sem recurso a aquecimento. É esta uma das características fantásticas da massa térmica.
Muito interessante.
Apesar da intenção de analisar o comportamento nos dias rigorosos do inverno, as expectativas estão a recair sobre os picos de calor do verão, já que a tendência será para um aumento das temperaturas no futuro. O equipamento fixo que deixei instalado nas casas vai revelar resultados interessantes, espero eu.

1 comment:

Catarina Pinto said...

bem... também estou entusiasmada com os testes! Bom trabalho!