19/03/2010

Forno de taipa


 

Existem diversas formas disponíveis de construir fornos eficientes e a custos reduzidos. Os fornos solares, por exemplo, são já sobejamente conhecidos e uma excelente alternativa para locais onde é difícil aceder a combustível.
Há cerca de 2 anos recordo-me de assistir a uma apresentação de um investigador que desenvolveu o seu trabalho de doutoramento sobre a arquitectura vernácula do Nepal. Mostrou-nos como os habitantes das pequenas aldeias moldavam, no interior das suas casas, um fogão de terra combinado com uma espessa placa de ferro, não só para cozinhar, mas também para que o calor fosse facilmente transmitido para o  espaço.
Utilizar a terra como elemento principal para a contrução de fornos é bastante comum, sobretudo nos conhecidos como fornos de pizza, que eu mencionei já em ocasiões anteriores, aqui e aqui.
Hoje, enquanto fazia a minha visita diária pelos meus blogs de eleição, encontrei um post muito interessante no eartharchitecture.org, que revela como a técnica da taipa pode também ser utilizada para construir fornos. Estes em particular são chamados de Further Improved Rammed Earth Stoves, ou F.I.R.E.SA e promovidos pela East Africa Trust em vários países,como forma de providenciar auto-suficiência e uma vida mais sustentável. Acedendo ao website, é possível consultar um manual detalhado com todas as instruções necessárias para construir o F.I.R.E., o forno de taipa.  

1 comment:

Taipa said...

Olá Célia, este exemplo é tão simples e sustentável que roça o sublime!
Aprecio muito este lado "low tech", despojado de "tiques arquitontos" e que de forma directa permite explorar o engenho e a criatividade de quem constroi com a terra. Muito bom!