28/01/2009

Forno de terra moldada/empilhada

Fonte: Weisman, A., Bryce, K. (2006). Building with Cob: a step-by-step guide. p. 191. Green Books Ltd: Devon
Quem teve a sorte de passar a infância a sentir o cheirinho do pão fresco a sair do forno sabe bem a influência que um objecto desta natureza tem nas nossas memórias.

A sugestão que vos trago hoje é na verdade mais uma das aplicações que o material terra pode proporcionar: um forno de terra.

O processo é simples, ou assim se diz. Apesar de fazer parte dos meus planos, nunca construí um forno de terra. Aqui fica então mais uma das minhas investigações.

Antes de iniciar a construção do forno convém pensar no local onde vai ser implantado e ter algumas questões, que influenciarão o funcionamento do forno, em consideração. Alguns exemplos são: não estar demasiado exposto aos ventos dominantes, distância de materiais inflamáveis, protecção dos elementos atmosféricos, entre outros.

Segundo o livro Building with Cob: a step-by-step guide (2006), o forno propriamente dito é feito com três camadas de diferente constituição: uma mistura sem palha (que vai estar em contacto com o calor) e uma mistura normal com palha a servir de "enchimento" e um acabamento respirável de preferência de reboco de terra.
O forno é esculpido em torno de areia moldada em forma de cúpula que é depois retirada, já depois do Cob ter adquirido consistência suficiente para se manter intacto.
No exemplo desta imagem a fundação é feita com recurso a pedras com vários tamanhos. Utilizam-se ainda tijolos cozidos, cuidadosamente colocados, na base do forno. Será essa a superfície a receber as delícias que vão assar no forno.
Este site descreve todo o processo com fotografias. Merece uma vista de olhos, definitivamente!

No comments: