05/02/2010

Construção com fardos de palha



Este vídeo traz-nos o testemunho de Carolyn (ver website), uma mulher que dedicou cerca de um ano e meio da sua vida ao seu sonho de construir a sua própria casa. Para tal, recorreu aos fardos de palha como material para as suas paredes e à terra para as cobrir e também para o pavimento interior.
São cada vez mais os exemplos de pessoas que decidem enveredar por este caminho. Eu diria que as razões são imensas, assim como as vantagens. Julgo que só o facto de se investir uma quantia mínima quando comparada ao preço de uma casa "convencional" já é motivação suficiente, se a isso adicionarmos o facto de se erguer um edifício com materiais naturais, de baixa energia incorporada, com bom comportamento térmico e confortável...
Poder-se-ia argumentar, no entanto, que incentivar este tipo de construções deixa de fora o papel do arquitecto. Pessoalmente, discordo desta afirmação.
Acredito que os arquitectos podem embarcar em todo este processo de "self-build", provavelmente com uma postura mais participativa do que a que se pratica actualmente. Claro que nem todos os clientes procuram este tipo de intervenção, mas para os que desejam ter um papel fundamental na concepção, e mesmo construção, da sua casa, poderiam encontrar no arquitecto o especialista que garantirá a manutenção da qualidade desde os primeiros esquissos até ao produto final.

Fonte da imagem: http://www.ahouseofstraw.com/

No comments: