Ontem vi um excelente documentário produzido pela BBC, intitulado Lost Kingdoms of Africa ,que me despertou a atenção para uma série de ruínas localizadas no norte do Sudão. Mais uma vez , aqui se encontram tijolos de terra que sobreviveram à passagem, muitas vezes feroz, dos tempos e graças aos quais é possível conhecer os hábitos das civilizações que os utilizaram para erguer as paredes que lhes proporcionaram abrigo.
Neste local não se encontram só vestígios de habitações mas também de outro tipo de edifícios. Chamo a atenção para o que os locais chamam de Deffufa. Esta é uma palavra nubiana utilizada para definir uma grande estrutura de tijolos de terra e, neste caso, também uma palavra que dá vida a uma parte da imensa e rica história da construção em terra.
É na região da Núbia, actualmente partilhada pelo Egipto e Sudão, que podemos encontrar o testemunho de uma civilização que se pensa remontar até ao 3.º milénio A.C. Aqui, na cidade de Kerma, encontram-se vestígios de uma população com uma capacidade extraordinária para o trabalho manual da terra, que se comprova por exemplo pela produção de peças de cerâmica de beleza incrível, arte que ainda hoje é parte integrante das tradições locais. Esta mesma mestria encontra-se também na arquitectura, bem visível nas estruturas compostas por tijolos de terra crua de dimensões impressionantes, os deffufa. As ruínas mostram-nos que foram erguidas duas destas construções a (Este e a Oeste respectivamente) que, segundo especialistas, serviam de locais de culto ou postos de vigia para avistar mercadores distantes. Hoje já em ruínas, a mais imponente, a Western daffufa, atinge uma altura de 18 metros, sendo que se pensa que pudesse possuir mesmo o dobro desta altura aquando da sua construção.
Embora sejam ainda hoje marcos importantes na cidade, quedo-me a imaginar o impacto que estas estruturas teriam há uns bons milhares de anos atrás, perfeitamente intactas. Penso ainda em todo o seu processo construtivo, que se sabe ter tido também mão dos egípcios, e na imensa quantidade de tijolos produzidos só para que quem subisse ao topo destes gigantes blocos, de blocos feitos, pudesse encontrar-se mais perto do céu.
No comments:
Post a Comment