21/11/2009

workshop - fardos de palha






O entusiasmo pelos métodos de construção mais sustentáveis tem vindo a crescer visivelmente. Para além da terra também outros materiais têm angariado fiéis seguidores, tanto aqui no Reino Unido como em tantas outras partes do mundo.
Este é o caso da palha que, quando aglomerada em fardos, pode também ser utilizada para erguer paredes transformando-se num bloco de grandes dimensões com excelentes qualidades térmicas e acústicas.
Passei o dia de sexta-feira num workshop de construção em fardos de palha que antecedeu uma conferência com o mesmo tema. Já tinha experimentado construir com este material numa ocasião anterior, há coisa de 4 ou 5 anos, e a sensação de que estava a lidar com um material de grandes potencialidades voltou a estar bem presente na minha mente.

A falta de massa térmica no material pode ser facilmente compensada com um reboco de terra de espessura considerável, o que proporciona ao ambiente anterior conforto quer em termos de temperatura, quer em termos de níveis de humidade relativa. Em edifícios de fardos de palha erguidos em zonas excepcionalmente frias, já foram inclusive registadas temperaturas internas na casa dos 20ºC quando no exterior se liam -20ºC, isto sem recurso a qualquer aquecimento.
Obviamente que para tal acontecer todos os elementos do projecto têm de trabalhar em conjunto. Não basta ter paredes de fardos de palha para que uma casa seja imediatamente confortável. No caso que referi anteriormente, a fachada Sul era completamente composta por vidro triplo e o conceito de construção da casa baseava-se no
passivhaus standard, ou seja, estes níveis de conforto seriam provavelmente igualmente atingíveis com recurso a outro tipo de materiais de construção.

Tal como na construção em terra, caso nos preocupemos com a energia incorporada, será importante considerar o nível de mecanização envolvida no processo. Este facto influenciará decisões como por exemplo rebocar as paredes à mão ou com terra projectada.

Este material, a par de outros, entre os quais se encontra a terra, será com certeza uma boa opção para quem deseja construir de forma mais sustentável e em harmonia com a Natureza.

No comments: