06/09/2009

O próximo passo...

Já lá vão dois anos desde que comecei a estudar "Energy Efficient and Sustainable Building" no Reino Unido. Dentro de apenas duas ou três semanas há-de chegar ao fim esta fase que me levou a conhecer uma imensidão de novos conceitos e me ensinou a olhar a arquitectura de uma forma bastante diferente, mais completa, diria. Foi também durante este período que desenvolvi um especial interesse pela arquitectura de terra, o que me permitiu olhar a mesma segundo as temáticas abordadas durante o MSc - Climatic Design, Building Physics, Post-Occupancy Evaluation, Sustainable Design in Context, entre outras.

Ainda durante este período tive a fantástica oportunidade de trabalhar num gabinete de arquitectura aqui em Oxford onde, para além de aprender muito sobre o processo da concepção de projecto desde a sua fase inicial até ao acompanhamento da obra, pude comparar e compreender as diferenças e semelhanças (muito poucas...) entre a arquitectura portuguesa e a inglesa.

A passagem por conferências como a Mediterra2009, o contacto com profissionais ligados à construção em terra e a presença em workshops deram-me a conhecer diferentes formas de olhar e trabalhar a terra nos dias que correm.

Diria que, em suma, foram dois com saldo bastante positivo. Bom, e agora... Embora há uns meses tenha considerado voltar a Portugal após a finalização do MSc, as perspectivas alteraram-se. A sede de conhecimento acabou por definir a continuação do meu percurso ligado não só à vida académica e investigação mas também à construção em terra. No final deste mês iniciarei um programa de doutoramento, aqui em Oxford, que procurará abordar o papel do material terra na contemporaneidade de países em desenvolvimento que possuem gravado nas suas tradições construtivas a existência deste material.

Muito caminho há ainda para trilhar, sobretudo no que diz respeito à aplicação prática da arquitectura de terra, no entanto, diria que a vontade para o fazer vai de alguma forma trazer tranquilidade aos próximos 3 a 4 anos. Depois disso... Logo se verá!
Como de resto é já habitual, utilizarei este blog para partilhar este meu percurso de descoberta e aprendizagem. Espero contar com a vossa visita!
Obrigada.

No comments: