08/09/2009

Centro de Estudos do Deserto

Tomei conhecimento do Centro de Estudos do Deserto enquanto investigava sobre construção em terra em Angola. Esta associação, de sede em Angola, tem como objectivo a realização de diversas acções com especial ênfase nas zonas áridas de Angola no sentido de promover a protecção dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável adequado às características locais.
Uma destas acções foi organizada recentemente (27 de Julho a 1 de Agosto). A combinação de um Workshop e Seminário com o tema ‘A Arquitectura de Terra, uma aposta para o Desenvolvimento de Angola’ reuniu diversos especialistas habituados a lidar com questões ambientais. Marcaram presença arquitectos, engenheiros, autoridades tradicionais e entidades de várias instituições com o objectivo de discutir as estratégias mais eficazes para a divulgação da construção com terra, de forma a integrar este material de construção nos esforços do Governo orientados para a construção de um milhão de fogos habitacionais até 2012.
O documento referente ao evento encontra-se disponível para download na página de internet do Centro de Estudos do Deserto (CE.DO). Bem sei que será tarde demais para uma possível inscrição, de qualquer forma parece-me interessante dar uma vista de olhos pelas razões que levaram à realização deste workshop e seminário. Deixo em baixo um excerto do texto:

“Ultimamente, preocupações económicas e ambientais elegeram a terra como uma alternativa à construção corrente em betão armado, económica e ambientalmente mais sustentável. Uma relação estreita entre os conhecimentos adquiridos ao longo de uma experiência milenar do uso deste material e o recurso às novas tecnologias para a sua aplicação, têm demonstrado uma abordagem conscienciosa e sábia sobre estas matérias. Várias experiências têm sido preconizadas por diversos países, demonstrando a sua viabilidade, não havendo ainda conclusões e certezas de aplicação universal, uma vez que se atravessa uma fase de grande experimentação. A taipa e o adobe são as principais técnicas utilizadas, destacando-se no meio de dezenas de técnicas que se diferenciam de acordo com especificidades locais e regionais.”
Acrescento, para terminar, que esta acção procurou criar uma ligação com as comunidades locais promovendo a construção com terra como uma forma de melhorar a qualidade de vida das aldeias e periferias urbanas."

Fiquei muito curiosa em relação a possíveis resultados deste seminário. Uma vez que a informação disponível na página oficial do CE.DO se limita à utilizada para promover o evento, irei contactá-los em breve de forma a poder acompanhar eventuais desenvolvimentos.
As excelentes condições e potencialidades para a utilização do material terra em Angola têm sido amplamente divulgadas e apoiadas como forma de contribuir activamente para um futuro sustentável para o país. Este será com toda a certeza um assunto ao qual voltarei em breve.

No comments: