07/07/2010

Oficinas de Construção em Terra

Oficinas de Construção em Terra -Centro Ambiental da Pena, Salir, Loulé
17, 18 Julho e 24, 25 de Julho de 2010

Estas oficinas pretendem sensibilizar o público interessado para a importância da construção em terra, dando a conhecer as suas principais técnicas de construção em terra presentes na região do Algarve, e possibilitando aos participantes a experimentação da técnica de construção taipa. 

Descrição das oficinas
As oficinas serão compostas por uma componente expositiva e uma componente prática. Na componente expositiva será apresentado aos participantes os principais conceitos e fundamentos associados aos sistemas tradicionais de construção em terra presentes na região do Algarve: taipa; adobe; tabique e BTC.
De uma forma acessível serão abordadas questões técnicas relevantes associadas à utilização da terra como material de construção: o conceito da argila enquanto ligante activo e a sua relação com água; o papel desempenhado pelas areias e britas; as misturas de solos mais adequadas; a utilização de fibras vegetais. Serão ainda analisadas as principais vantagens da construção em terra: a sua dimensão ecológica; o seu desempenho energético, térmico e higrométrico. Serão também expostas as principais fragilidades e patologias associadas aos diferentes sistemas construtivos que utilizam a terra como material de construção: deterioração por infiltração de água, patologias associadas aos revestimentos, resistência sísmica. Na componente prática os participantes terão oportunidade de experimentar a técnica de construção em taipa, trabalhando em equipa, na preparação dos solos e na realização das várias fases do processo construtivo, tomando contacto com as ferramentas e os utensílios empregues nesta técnica de construção em terra.
 
Calendarização, duração e local
Serão realizadas duas oficinas separadas, tendo cada oficina uma duração de dois dias completos.
A primeira oficina decorrerá no fim-de-semana de 17 e 18 de Julho 2010.
A segunda oficina decorrerá no fim-de-semana de 24 e 25 de Julho 2010.
As oficinas serão realizadas no CAP - Centro Ambiental da Pena, em Salir, conselho de Loulé.
 
Condições de participação
Estas oficinas destinam-se ao público geral interessado. A participação numa das oficinas implica o pagamento de 80€ para o público em geral, ou 70€ para sócios da Almargem ou estudantes.
Cada oficina terá uma lotação de 20 participantes, sendo validadas apenas as inscrições acompanhadas do comprovativo de pagamento. Devido às características técnicas da oficina os participantes deverão dispor de uma condição física adequada à realização de esforços moderados.
 
Informações e inscrições
ALMARGEM - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.
tel: 289 412 959 email: jmadeira@almargem.org

Mais informação AQUI

No comments: