28/06/2010

Uma passagem por Marrocos

Apesar de regressada de Marrocos há já uma semana, continuo ainda hoje a reflectir sobre muitas das imagens fantásticas e interessantes que vi nesse país de tradições arquitectónicas bastante ligadas às arquitecturas de terra. Apesar de esta ser uma verdade irrefutável, é também um facto que edifícios mais recentes incorporam frequentemente (ou mesmo sempre!) outros materiais nos seus diversos elementos  construtivos. Marrocos, à semelhança de tantos outros países africanos, vive definitivamente a geração dos blocos de cimento e das estruturas em betão.
Tendo ido como parte de uma organização local e não como turista conferiu-me a  oportunidade para trabalhar junto das comunidades, absorver os costumes e a cultura, sempre da forma mais genuína possível. Foi em Marraqueche, e aldeias e vilas circundantes, que passei a maior parte do tempo. Para além disso viajei também um pouco pelo país, se bem que acho que precisava de pelo menos mais um mês para visitar outros locais... Fica para a próxima!

Aproveito então  para deixar umas quantas fotografias como exemplo de várias interpretações das arquitecturas de terra com que me deparei, umas mais antigas, outras obviamente mais contemporâneas, onde a mistura de materialidades acontece com bastante frequência.  
Créditos das imagens: Célia Macedo, 2010


No comments: