30/03/2010

Serpa - estudo e promoção das técnicas de construção em terra

A informação que se segue é um excerto do documento referente ao projecto educativo 2009-2013 da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (disponível AQUI)

"É neste contexto que importa referir que o Município de Serpa pretende desenvolver quatro projectos para promover a construção civil sustentável no concelho e que prevêem criar um laboratório de investigação, um 'ninho' de empresas do sector, um bairro e uma villa ecológicos. Trata-se de projectos para 'investigar e promover' os antigos e os modernos materiais e técnicas de construção civil sustentável, para aplicar e desenvolver no concelho este tipo de construção 'amiga do ambiente e durável'. O projecto 'âncora' prevê criar em Serpa um laboratório de construção civil sustentável em terra, que, 'à escala do concelho', pretende 'investigar os comportamentos mecânicos, físicos, biológicos e químicos da terra' e 'testar materiais de construção civil produzidos à base de terra, com vista à sua certificação e homologação, para serem usados em construções civis sustentáveis e duráveis'. O laboratório, que irá estabelecer parcerias com outros laboratórios e universidades nacionais e estrangeiros, pretende também 'apoiar cursos de ensino específico nas várias áreas da construção civil sustentável', ministrados em escolas profissionais e universidades, sobretudo o curso de Construção Civil Tradicional – Arquitectura em Terra, leccionado desde 1993 na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa e o primeiro a nível mundial a formar técnicos de nível médio. A criação do laboratório, será a 'alavanca' para a concretização dos outros três projectos.
A educação é, em qualquer sociedade, considerada um factor primordial para o desenvolvimento de uma região ou país."



Esta mesma informação surge também numa notícia publicada online no dia 3 de Setembro de 2008, à qual se acrescenta o seguinte:



"A criação do laboratório, frisou a arquitecta (Maria Manuel Oliveira), será a 'alavanca' para a concretização dos outros três projectos, que prevêem a construção de um cluster da construção civil sustentável no Parque Industrial de Serpa, de um 'coquartier' (ecobairro) no centro histórico e de uma 'ecovilla' na localidade de Santa Iria, a poucos quilómetros da cidade.
Através do projecto 'Cluster da Construção Civil Sustentável', a autarquia, explicou a arquitecta, pretende criar, no Parque Industrial de Serpa, um 'ninho de empresas' ligadas à construção civil sustentável e às energias renováveis.
A Câmara prevê atribuir lotes de pequena e média dimensão e a preços controlados para a instalação no parque de empresas ligadas àqueles sectores e, desta forma, 'tentar responder a alguma procura', já que Serpa 'tem experiência em construções sustentáveis a partir de técnicas e materiais tradicionais e 'amigos' do ambiente', como a taipa e o tijolo de burro.
Por outro lado, o projecto, além de 'dinamizar a economia local' ligada à construção civil em terra, pretende também 'criar oportunidades para jovens empresários poderem instalar e desenvolver em Serpa projectos empresariais ligados aos recursos endógenos do concelho', como as energias renováveis, sobretudo a solar, e as construções em terra.
O projecto 'Ecoquartier' prevê a construção, na zona intramuralhas do centro histórico de Serpa, de um 'ecobairro', constituído por um quarteirão de edifícios contíguos e à volta de pátios interiores.
Os edifícios, destinados a habitação, espaços socioculturais ou comércio, serão construídos 'provavelmente através de parcerias entre a Câmara e privados' e com base nos conceitos da arquitectura biológica, ou seja, 'usando materiais 'amigos do ambiente' e existentes no próprio local de edificação'."

Fonte: Jornal de Notícias, 9 de Setembro de 2008
Para consultar a notícia completa, clique AQUI 

No fim desta notícia, é referido que a realização destes projectos estaria dependente de fundos que poderiam ou não ser atribuídos à autarquia.

Por estar longe de Portugal, pelo menos fisicamente, nem sempre sei o que está a passar ou por vezes descubro tarde demais. Julgo que este foi um destes casos. Este projecto, que envolve mais "termos green" que alguma vez vi juntos (cluster da construção civil sustentável, construção "amiga do ambiente e durável", construção civil sustentável em terra, 'ecoquartier', ecobairro, 'ecovilla' , arquitectura biológica, energias renováveis, construções em terra, técnicas e materiais tradicionais e 'amigos' do ambiente, Eco- Energia...) parece de facto ter muitos boas intenções no que à investigação e prática da construção em terra diz respeito, no entanto, confesso que não tenho ouvido falar dos seus resultados.
Depois de consultar a página web da escola mencionada como estando envolvida este projecto (Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa) não encontrei o curso como fazendo parte da Oferta Formativa 2009/10 . Pergunto-me se o projecto foi interrompido, ou se nunca chegou a arrancar...

Gostaria imenso de saber o desfecho desta história. Se por acaso tiver alguma informação convido-o(a) a partilhar com o the roof above my head.

1 comment:

Alor said...

É uma questão com a qual me estou deparando - e me fez conhecer este seu blog - e que procurarei aferir a muito curto prazo, pois tenho urgência em perceber até onde chegou|está chegando tal projecto, se efectivamente arrancou deveras. A avaliar pela página actual da EPDRS e pela falta de menções online ao dito projecto desde 2010, porém, é de temer que não...