01/03/2010

6 atp | 9 siacot - Feedback

6.º atp (seminário de arquitectura de terra em Portugal), 9.º siacot (seminário ibero-americano de construção e arquitectura com terra) reuniu, desta vez em Coimbra, curiosos e apaixonados pelas arquitecturas de terra. Quem assistiu a este encontro teve oportunidade de constatar que o interesse na temática da arquitectura em terra continua bem vivo, facto demonstrado não só pelo número elevado de participantes, mas também pela diversidade e excelente qualidade dos trabalhos apresentados.

Algumas apresentações interessaram-me particularmente, sobretudo por serem reveladoras de uma imagem bastante positiva e promissora no que à utilizacao do material terra no futuro diz respeito. Conto poder desenvolver um pouco mais este aspecto em próximos posts.

Durante este encontro tive finalmente a oportunidade de conhecer pessoalmente personalidades muito interessantes, entre as quais se encontram o Pedro Abreu, que faz parte da equipa que escreve para o blog arquitecturas de terra, algumas pessoas que fazem parte da associação Centro da Terra, com que há muito esperava trocar algumas impressões, e o Paul Jaquin (Historic Rammed Earth).

Para o último dia do evento ficou reservada a visita pela zona de Ílhavo e Coimbra. Fizeram parte do "roteiro" a unidade fabril da fábrica da Vista Alegre e zonas circundantes, o acesso a duas casas de adobe e finalmente as, já sobejamente conhecidas, ruínas de Conímbriga, local que já tinha visitado mas que mesmo assim foi o meu destino favorito do dia.

No final do 6atp e 9siacot ficou o desejo de rever as pessoas que lá marcaram a sua presença, possivelmente em futuros eventos do género, e também a vontade de saber mais sobre o que anda a fazer com e pelo material terra por esse mundo fora.

Deixo em baixo algumas imagens da visita.

No comments: