03/03/2010

Down to Earth - Paul Oliver, London


O belíssimo edifício do RIBA (Royal Institute of British Architects) em Londres, recebeu ontem Paul Oliver, figura incontornável do estudo da arquitectura vernácula no mundo. Na sobrelotada sala de conferências, mais de 300 pessoas assistiram atenciosamente a uma palestra que desta vez, embora como de costume sobre as tradições vernáculas, incidiu particularmente sobre as arquitecturas em terra.

Depois de iniciar a apresentação com uma ironia à imagem pobre que as televisões e rádio britânicas tendem em passar sobre as construções em terra, Paul Oliver conduziu a audiência numa viagem alucinante por todo o mundo, através de fotografias captadas durante algumas das suas viagens. Mali, Nigéria, Gana, Tunísia, Argentina, EUA e Reino Unido foram alguns dos países retratados.
Falou-se de técnicas, materialidade, morfologias, cultura, contexto, sociedade, estética e muito mais. Tudo isto com um denominador comum: o material terra.

Após o fecho da conferância, a audiência seguiu para a inauguração da exposição Djenné: African City of Mud, onde estão expostas uma série de fotografias relativas à construção em terra no contexto do Mali.

Como já referi, este ciclo de conferências vai prolongar-se até ao final de Abril, como tal existem ainda bastantes oportunidades para assistir às mesmas e visitar a exposição. Bem sei que para muitos pode estar um pouco fora do caminho, no entanto, caso estejam a pensar visitar Londres é de aproveitar fazê-lo nesta altura...
Deixo mais uma vez o link para o programa:




No comments: