12/01/2010

Loja em Paris com interiores em terra




Hoje é bastante comum fazer-se uso do material terra no interior de espaços comerciais, mesmo quando este não é utilizado no exterior do edifício. Isto acontece por razões estéticas ou para tirar partido das propriedades do material, por exemplo de forma a controlar a temperatura ou manter bons níveis de humidade relativa nos espaços. Seja por moda, uma consequência de uma filosofia de vida mais ligada ao ambiente ou apenas por questões técnicas, a verdade é que também este é um dos usos contemporâneos com bastante potencial para este material de construção.
Por aqui perto, sei de um restaurante (Wahaca Restaurant) em Londres que possui uma parede de taipa no seu interior, existe ainda o caso do CAT (Centre for Alternative Technology - Visitor Centre) no País de Gales, onde algumas paredes internas da livraria foram colocadas de forma a absorver os ganhos solares das aberturas orientadas a sul. Tomei também conhecimento, através da revista Ecologik (12), de uma loja de desporto em Paris, a Endurance Shop, onde se podem encontrar paredes de BTC e rebocos de terra.
Aproveitei uma estadia recente em Paris para ver de perto de que forma foram aplicadas estas técnicas. A parede que se destaca, onde se encontram expostos vários ténis é facilmente visível do exterior e convida à entrada na loja. O rapaz que estava a atender o público não só fez uma apresentação completa da utilização do material terra na loja, desde a produção dos tijolos até ao produto final, como fez questão de referir orgulhosamente que não foi adicionado cimento em momento algum. Foi interessante constatar o imenso orgulho que ele tem no espaço, exactamente devido à utilização da terra. Curioso, perguntou-me se era comum encontrarem-se lojas com paredes interiores em terra.
Quem sabe se outras não seguirão este exemplo de sucesso?

Uns dias depois visitei a exposição “Ma Terre Premiere por Construire Demain”, mas sobre isso falarei numa outra oportunidade.

No comments: