15/01/2010

Exposição - ma terre première pour construire demain









Iniciei este novo ano com uma viagem a Paris, onde aproveitei para visitar a exposição de construção em terra Ma Terre Première.

Embora o espaço dedicado à exposição fosse mais reduzido do que inicialmente esperava, o exposto era suficiente para dar uma ideia muito completa do que constitui o material terra assim como das suas possíveis aplicações. Foi colocada uma grande ênfase nas propriedades da terra enquanto material. Há por exemplo uma grande secção da exposição dedicada ao papel da água na mistura a ser usada para a construção, onde se demonstra com diversas experiências o que acontece caso a quantidade não seja a ideal.

À entrada está uma espécie de mesa compartimentada com vários recipientes onde dentro de cada um se pode encontrar uma amostra de terra de vários locais do mundo. Não encontrei terra de Portugal, mas vi que tinham por exemplo de Moçambique e S. Tomé.

Percebe-se que toda a exposição foi desenhada de forma a ser o mais interactiva possível. O visitante pode assim ele próprio fazer parte da exposição. Perto da entrada encontra-se um ecrã com uma imagem interactiva do Globo activado com um movimento do nosso braço (para quem se lembra, estilo Minority Report) e que revela exemplos de construção em terra pelo mundo inteiro. Devo dizer, no entanto, que fiquei desiludida com o facto de só terem colocado 3 imagens de Portugal...
Para quem sair da exposição desiludido e a esperar mais, aconselho a compra do livro Bâtir en Terre, publicado aquando do início da mesma, onde os conteúdos explorados ao de leve na exposição são aprofundados em detalhe.

No comments: