07/11/2009

Taipa isolada pelo exterior

Ontem assisti a uma conferência sobre o tema “Construção em Taipa” apresentada por um dos especialistas na matéria aqui do Reino Unido de nome Rowland Keable. A mesma realizou-se após um workshop, no qual infelizmente não tive oportunidade de participar.

Uma vez que este evento de dia completo teve lugar no campus da Oxford Brookes University, o público era constituído na sua maioria por estudantes que desconheciam o conceito da Taipa, pelo que o conteúdo da conferência teve sobretudo a intenção de abordar os conceitos básicos da construção em taipa. Vimos excelentes exemplos de trabalhos desenvolvidos por Rowland Keable, inclusive algumas imagens fresquinhas de um edifício de que vos falei aqui num post anterior e que se encontra já bem perto da sua finalização.

Fiquei especialmente interessada num dos exemplos apresentados, uma sala de aula de uma escola em Battle, Sussex onde a taipa é utilizada como parede interior, sendo revestida pelo exterior com isolamento e ripado de madeira. Uma vez que esta foi exactamente a solução que utilizei como exemplo tanto para o meu ultimo trabalho de design do mestrado como para a tese final (modelo desenvolvido em IES-VE para determinar o desempenho térmico de um edificio de taipa isolado pelo exterior) fiquei muito satisfeita por saber que esta já a ser aplicada no Reino Unido, e, segundo os utilizadores do edifício, com excelentes resultados. Ao que parece, a sala de aula dispensa praticamente o uso de aquecimento durante o Inverno e durante o verão é o único espaço totalmente confortável em todo o campus da escola.

Se a isto adicionarmos o facto de o revestimento exterior proteger a taipa propriamente dita das agressões do clima inglês (chuva, vento, etc.) então a combinação dos elementos aplicados aproxima-se da perfeição.

Será este o caminho a seguir para a utilização da terra em países com o contexto climático semelhante ao do Reino Unido? Fica a questão.

As imagens abaixo apresentadas são da autoria de Rowland Keable (©2007 Rowland Keable) e encontram-se disponiveis no website Ram Cast CIC


No comments: