04/07/2009

Construção em sacos de terra




Há uns dias soube pelo blog Terra Palha, que também já Portugal se aliou ao movimento da construção com sacos de terra, técnica também apelidada de super adobe. É quase impossível ficar indiferente a mais esta forma de utilizar a terra como meio para proporcionar abrigo, quer pela simplicidade de execução, quer pelas potencialidades a nível da concepção de espaço. Sim, tem limitações, como aliás todas terão, no entanto, acredito que possui também muito para oferecer. Convido a darem uma espreitadela aos vídeos da construção de super adobe em Portugal - Disponíveis AQUI.

Existem hoje bastantes formas de aceder a informação relativa a esta técnica de construção, quer seja através de publicações, quer através das imensas páginas da web dedicadas exclusivamente a esta temática. O blog earthbag building é uma daquelas páginas preciosas que visito diariamente e que aconselho a quem se interessa pela construção com sacos de terra. Os posts são sempre muito interessantes e os exemplos que partilham com os leitores, fantásticos. Os mesmos autores dessa página criaram outras onde, por exemplo, disponibilizam plantas de casas capazes de inspirar qualquer um a avançar no seu próprio projecto (ver AQUI). Eu própria estou bem tentada...
De fora não poderia deixar a página do Cal-earth, uma instituição que imediatamente associamos ao arquitecto Nader Khalili e que, para além de outras coisas, muito se tem dedicado à expansão desta prática.
E porque os recursos são de facto imensos, não esqueçamos os milhares de vídeos disponíveis no youtube onde podemos ter uma ideia do que se anda a fazer pelo mundo com sacos de terra! Estes são apenas dois exemplos:



No comments: