Há uns dias soube pelo blog Terra Palha, que também já Portugal se aliou ao movimento da construção com sacos de terra, técnica também apelidada de super adobe. É quase impossível ficar indiferente a mais esta forma de utilizar a terra como meio para proporcionar abrigo, quer pela simplicidade de execução, quer pelas potencialidades a nível da concepção de espaço. Sim, tem limitações, como aliás todas terão, no entanto, acredito que possui também muito para oferecer. Convido a darem uma espreitadela aos vídeos da construção de super adobe em Portugal - Disponíveis AQUI.
Existem hoje bastantes formas de aceder a informação relativa a esta técnica de construção, quer seja através de publicações, quer através das imensas páginas da web dedicadas exclusivamente a esta temática. O blog earthbag building é uma daquelas páginas preciosas que visito diariamente e que aconselho a quem se interessa pela construção com sacos de terra. Os posts são sempre muito interessantes e os exemplos que partilham com os leitores, fantásticos. Os mesmos autores dessa página criaram outras onde, por exemplo, disponibilizam plantas de casas capazes de inspirar qualquer um a avançar no seu próprio projecto (ver AQUI). Eu própria estou bem tentada...
De fora não poderia deixar a página do Cal-earth, uma instituição que imediatamente associamos ao arquitecto Nader Khalili e que, para além de outras coisas, muito se tem dedicado à expansão desta prática.
E porque os recursos são de facto imensos, não esqueçamos os milhares de vídeos disponíveis no youtube onde podemos ter uma ideia do que se anda a fazer pelo mundo com sacos de terra! Estes são apenas dois exemplos:
No comments:
Post a Comment