03/04/2009

2007/ 2017 EARTHEN ARCHITECTURE, World Heritage Programme

fonte imagem: whc.unesco.org

O empenho de instituições internacionais como a Unesco na luta pela salvaguarda da herança física e intelectual da construção em terra tem ganho especial ênfase nos tempos que correm.
O programa 2007/2017 EARTHEN ARCHITECTURE da Unesco traça em linhas acutilantes o futuro desejado para a construção em terra, não só no que diz respeito ao edificado já existente, mas também ao que se espera vir a fazer parte do futuro ambiente construído do nosso planeta.
O programa acima referido é rigorosamente balizado entre 10 anos e conta com o apoio fundamental de uma equipa composta pelos maiores especialistas internacionais na matéria. Este possui como objectivos principais a melhoria do estado de conservação das estruturas de terra espalhada pelos mais diversos pontos do globo e uma difusão abundante e abrangente de boas práticas de construção, recorrendo para isso a cursos práticos junto das comunidades e publicação de manuais técnicos.

Segundo informação disponibilizada pela UNESCO, o 2007/2017 EARTHEN ARCHITECTURE, encontra-se estruturado em 4 fases. Sucintamente, passo a descrevê-las.


1ª Fase (2007-2008) Preparação
Primeiro passo de todo o processo, onde se abriram as portas para o mundo e se lançou o programa propriamente dito. Esta primeira etapa abrangeu tópicos como o levantamento de estruturas de terra inscritos na lista do Património Mundial, recolha de fundos e promoção do programa através de conferências internacionais, entre outros.

2ª Fase (2009-2010) Fase Piloto
Já recorrendo a uma componente mais prática, esta fase contempla a realização de reuniões e cursos/ workshops nas regiões de África e Estados Árabes.
A atenção que será dada à experiência de construção in situ é partilhada com a investigação e experiências laboratoriais focadas no desenvolvimento de técnicas de recuperação de estruturas em terra.
A produção de livros e guias técnicos decorrentes desta experiência garantirão a manutenção do conhecimento e a continuidade do trabalho iniciado.

3ª Fase (2011-2014) Fase de Consolidação
Esta fase contemplará as regiões da América Latina e Ásia. Mais uma vez, a ênfase recairá sobre a conjugação da componente prática e teórica da construção em terra. Identificação do património existente e educação para a futura construção fazem também parte dos objectivos a atingir nesta fase do programa.

4ª Fase (2015-2017) Fase Final
Cabe à Europa e Ásia o fecho. Para além dos pontos mencionados nas fases anteriores, espera-se que o conhecimento da conservação de arquitectura de terra seja inserido nos programas curriculares das universidades e instituições de ensino regionais.
Será então o momento de fazer o balanço final, aferindo os resultados do ambicioso programa iniciado em 2007.

Em 2017, esperemos encontrar um mundo onde as pessoas estarão plenamente conscientes da importância da construção em terra nas suas vidas e no contexto arquitectónico mundial!

Pode encontrar informação mais detalhada sobre o programa 2007/2017 EARTHEN ARCHITECTURE na página de internet da UNESCO.

No comments: