24/03/2009

Visita Casa Fenu, Sardenha (Mediterra 2009, dia 16/03)




A última visita do dia 16 de Março último, reservado para o percurso pelas aldeias de terra do Campidano, coube à recentemente recuperada Casa Fenu, edifício que faz parte do património histórico e cultural da aldeia de Villamassargia.
Os cerca de 1600 metros quadrados de área ocupada com o edifício construído com terra crua remontam originalmente ao séc. XIX e foram agora devolvidos à comunidade, após um projecto de recuperação que teve como princípio motivador o respeito e conservação pelo património arquitectónico.

O cheiro da terra, a cor e textura tão característicos deste belo material ancestral, misturam-se aqui harmoniosamente com elementos de construção contemporânea, criando espaços extremamente agradáveis e dignos de exemplo. Confio que a comunidade esteja orgulhosa desta iniciativa.
A busca das raízes culturais e referências arquitectónicas, aliada a uma dimensão construtiva respeitadora e consciente da natureza e contexto envolvente, constituem uma forte motivação para o futuro do panorama arquitectónico contemporâneo na região da Sardenha.
Uma referência a seguir, sem qualquer dúvida.

No comments: