07/08/2008

Super Adobe




Recordo com exactidão a primeira vez que ouvi falar da utilização desta técnica. Estava sentada no chão de um dos corredores da universidade aqui em Oxford quando um colega inglês disse-me "Sabias que andam a construir casas com sacos de terra?". Julgo que lhe mostrei um olhar de surpresa e nem o levei muito a sério. Sacos de terra?! Como seria possível?

Só uns meses depois percebi do que se tratava. Comprei um livro (XS: Big Ideas, Small Buildings) que contém entre assuntos referência a este tipo de técnica construtiva e desde então tenho pesquisado imenso sobre o assunto.

O que é isto dos sacos de terra então?

Segundo varias referências, esta técnica foi primeiro dada a conhecer ao mundo pelo arquitecto Iraniano Nader Khalili, que viu no "superadobe" a solução perfeita para providenciar uma casa para as vítimas de desastres naturais (tremores de terra, tempestades, inundações, etc.) e que dela foram privadas.

De acordo com o próprio, trata-se uma solução mais digna e (imagine-se) mais barata que a utilização de tendas para o mesmo efeito. Para alem disso, a aparência deixa de ser a de uma frágil estrutura de peças de metal e tecido (tenda) para passar a demonstrar segurança e a aproximar-se do que pode ser de facto uma casa.

A maravilha desta simples tecnologia, quanto a mim, prende-se com a facilidade e rapidez com que se pode erguer uma destas casas, sem grandes conhecimentos necessários para o fazer.

Com apenas terra (de preferência do próprio local), sacos e arame farpado (para reforço da estrutura) pode dar-se abrigo a uma quantidade enorme de pessoas em tempo recorde.

Como sempre, há lugar para a imaginação e criatividade. Há quem faça destes abrigos casas no pleno sentido da palavra, atribuindo-lhes um carácter muito mais permanente e dotando-os de uma beleza e escala inacreditáveis.

fonte: http://www.calearth.org
Para quem quiser saber mais, recomendo vivamente a visita ao site http://www.calearth.org

No comments: